quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A viagem no vapur

A viagem num dos "vapures" que fazem a ligação entre as margens do Bósforo em Istanbul é uma experiência que vale a pena. Em intervalos regulares, eles partem sempre cheios, a abarrotar. Os passageiros vão chegando ao cais, que rapidamente se vai enchendo de uma multidão colorida e ruidosa. Não é muito diferente do que se pode observar aqui em Lisboa, nos cais que servem os barcos que ligam as duas margens do Tejo. Mas em Istanbul o número dos que diariamente fazem estas viagens é impressionante, ou não fosse esta uma cidade que tem actualmente cerca de 18 milhões de habitantes. Quando o barco atraca e as portas se abrem é uma correria para ver quem apanha um lugar à janela, ou simplesmente um lugar. Os barcos são um pouco maiores do que os cacilheiros, com dois andares, partes cobertas e varandas, bancos de madeira e até um serviço de bar! Famílias inteiras, jovens ouvindo música nos seus ipods, homens vestidos de fato, gravata e pasta de executivo, mulheres com lenços vistosos na cabeça, uns calados ou lendo o jornal, outros conversando enquanto o vapur vai fazendo a viagem que dura mais ou menos 20 minutos de uma margem à outra. É claro que se pode fazer esta viagem num dos barcos que vão mostrando os encantos do Bósforo e do Corno de Ouro aos turistas, mas não é a mesma coisa!

3 comentários:

  1. Todas as cidades que tem rio ou mar são diferentes, especiais. Só vivi quatro anos à beira Tejo, mas foi um privilégio
    poder atravessar o rio quase todos os dias, no Cacilheiro.Faz-me falta aqui, a água.

    ResponderEliminar
  2. I agree with Margaridaa ( I hope I agree because google translated this for me, ;-)). Cities with rivers or the sea are special. A city without some water is ... dull? Something is missing.
    I enjoyed your vapur series very much.

    ResponderEliminar
  3. Pois é Maragridaa, eu tenho muita dificuldade em imaginar-me a viver numa cidade sem água ... até porque o Tejo fez sempre parte da minha vida (nasci em alfama numa casa com vista para o rio e antes desta, a minha casa também tinha vista mar o mar).

    Yes, Martina you understood Margaridaa: water (river or ocean) is crucial, and cities without water are missing something. Thank you for enjoying my pictures :):)!

    ResponderEliminar