segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Soyez les bienvenues!

Depois de uma viagem de cerca de 3 horas de autocarro, percorrendo a auto-estrada, chegámos à cidade do Québec. A chuva acompanhou-nos desde que saímos de Montreal e foi ela que nos acolheu também na capital do estado. Aliás, apesar de estarmos em pleno mês de Agosto, a chuva foi uma companhia constante quase diária durante aquela semana. Não é de estranhar, portanto, que o verde seja a cor dominante na paisagem por estes lados do planeta. Veio-me à memória outras paragens e outras paisagens recentemente visitadas: o contraste com a secura causada pela escassez da água na Síria e na Jordânia não podia ser maior.
Caímos em pleno nos festejos dos 400 anos da chegada dos franceses. Por todo o lado havia tentativas de recriar esses primeiros tempos, sempre, é claro, do ponto de vista dos que vinham do velho mundo. Como se naquelas terras apenas existissem ursos, castores e alces! Pois!
Québec é uma cidade pequena, agradável, limpa, florida e onde às 9 horas já é quase impossível arranjar um restaurante para jantar! Percebe-se que estamos na América, mas esta é uma cidade com um toque europeu, embora muito pouco cosmopolita e mesmo provinciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário