segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Humpá-pá, o pele vermelha

























Humpá-pá o pele vermelha. Criada pela dupla Goscinny e Uderzo, no já longínquo ano de 1958, as aventuras de Humpá-pá surgiram nas páginas do Tintin português alguns anos mais tarde. E foi aí que eu as descobri e me tornei fã deste atlético, bem disposto e inteligente índio da tribo dos Savanas. As 4 aventuras publicadas (por falta de entusiasmo dos leitores, Goscinny e Uderzo não lhe deram continuação) andam à volta da chegada dos franceses ao Novo Mundo, no território que actualmente é o estado do Québec, no século 18, e do seu relacionamento com os habitantes que desde sempre viviam naquelas terras. Entre os súbitos de sua majestade, encontrava-se Humberto da Massa Folhada, fino e franzino cavaleiro que, contra todas as expectativas, vem a tornar-se grande amigo de Humpá-pá.

Vem esta recordação a propósito da viagem que no último mês de Agosto me levou a Montreal e à cidade do Quebeque, que celebra este ano os 400 anos da chegada dos franceses. Como em todas as histórias, esta chegada é para uns um acontecimento festivo, e para outros, os povos nativos, a recordação de uma colonização que lhe espoliou as suas terras ancestrais e os relegou para uma posição inferior que se mantém até hoje.

4 comentários:

  1. Não conheço Humpá-pá nem nunca tinha ouvido falar! (Mas não perde pela demora :D )!

    ResponderEliminar
  2. Vais divertir-te imenso!
    anab

    ResponderEliminar
  3. Curioso... este foi o meu primeiro album de BD...sem contar a revista Tintin claro!

    Holof.

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma ideia vaga de que também posso ter lido algumas aventuras deste heroi com ar tão divertido. Mas não me lembro de nadinha.

    ResponderEliminar